GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DE UM CORAÇÃO PARTIDO


Coração é que nem vidro, depois que quebra já era e por mais que tente conserta-lo, quanto mais se mexe pior fica, nunca volta a ser o que foi um dia e para ambos não adianta passar cola nem pregar com fita.

Começou a saga de um coração partido tentando encontrar motivos para continuar e para que isso funcione, há alguns passos que facilitam essa transição de um coração partido para um coração saudável.


  • Afaste-se:


Todos sabemos o momento exato em que tudo acabou e seu coração se esfarelou, e a todo instante ficamos tentando nos sabotar, aquela vozinha sussurrando insistentemente que tudo está do mesmo jeito que era antes, amigo, não está!

Então o melhor a fazer (sei que é difícil, não é uma decisão simples e muito menos confortável) é se afastar, não fique atrás de notícias do outro ele não faz mais parte da sua vida, bloqueie momentaneamente ou permanentemente de todas as redes sociais, de todas!! Entendeu? A premissa sempre é valida “Quanto mais sei, mais sofro” então afaste-se de lembranças ou de informações que te fazem mal. Ponha um ponto final (não uma virgula).


  • tenha amor próprio

Acredite tornar-se submisso e fazer todas as vontades do outro não te faz querido, só o torna um tolo simplório e manipulável, não suprima seu desejos e vontades em prol de outra pessoa, como fará outra pessoa feliz se você não consegue ser feliz.

Ter amor próprio trata-se de amadurecimento emocional que não é e nunca vai ser simples encontrar, mas é preciso, não, é necessário.

“Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39), todos conhecem esse trecho bíblico de difícil aplicação, como posso amar o próximo se não consigo nem me amar? Quando não nos amamos confundimos qualquer sentimento com amor e tem um carinha que sempre está a espreita para entrar no lugar do amor que se chama: Carência, um dos grandes erros de relacionamentos com coração partido é a falta de capacidade de romper os laços por carência.


  • tire um tempo para você


Precisa-se varrer os cacos e leva um tempo pra limpar tudo, vá sem pressa, um coração partido faz uma sujeira danada e não adianta varrer para debaixo do tapete é preciso jogar tudo fora, enquanto isso vá atualizar seus livros, filmes e outros hobbies que te façam bem, já que normalmente leva um tempo para deixar outra pessoa entrar, tire esse tempo para você se conhecer, autoconhecimento é primordial para sua evolução emocional.



  • Cada um tem o seu próprio tempo


Não queira ser o MacGyver dos relacionamentos modernos e sair por aí dizendo que já superou tudo que está tudo bem em tempo recorde, cada um tem o seu próprio tempo para lidar com seus sentimentos e ou até o fim deles, tudo é muito relativo e vai depender de uma série de fatores, como o tempo que durou, a intensidade do sentimento, a bagunça que estamos por dentro e etc...

Definitivamente leva um tempo para superar um coração partido podendo ser em dias, meses ou anos, mas uma hora é superado, cada um no seu tempo.


  • não seja impulsivo


não cometa o erro de mandar mensagens para quem partiu seu coração, não vale os segundos perdidos, carência como foi dito anteriormente uma hora ou outra vai dar as caras, e por impulso, imerso na ilusão de como tudo está do jeito que já foi um dia, que não conseguimos nos distanciar daquele sentimento que em outro instante existiu.

Quando tiver um dia ruim ou a solidão surgir, não vai ser quem te quebrou que vai te consertar, ao invés de ser impulsivo seja egoísta e pense em você.


  • Converse com sua dor


Ainda dói? Converse com sua dor, mas como assim conversar com a dor? Tente explicar para ela que uma hora ela tem que ir, que você não vai voltar atrás e que precisa seguir em frente é preciso calejar um pouco.

Já deu o primeiro passo, está aberto ao dialogo, aceitou conversar com aquilo que só te machucava, parabéns você entendeu.


  • vai passar


Todos os corações partidos se recusam a ouvir, que tudo vai passar, mas aí um dia você acorda e percebe que está tudo no lugar, aquele vazio que te consumia te transformando em um arremedo de pessoa, passou e você nem notou.


Está curado? Ou não? Isso não importa o que vale é o fato de que mais cedo ou mais tarde tudo vai ficar bem, aquele sorriso bobo voltará, aquela fantasia de que a qualquer momento você vai encontrar a pessoa certa, aí você percebe que seu coração estará restaurado, inteiro sem rachaduras provavelmente, apenas manchado.


J. Mário Cavalcante

Comentários