SERÁ QUE VIVEMOS OU APENAS EXISTIMOS?



Diferente da maioria dos dias acordei e pensei – O amanhã já chegou, nossa como essa semana passou rápido, daqui a pouco foi o mês e depois de três noites mal dormidas, oito discussões nas redes sociais, duas paixões correspondidas outras quatro não o ano passou e não notei, a partir daí uma pergunta começou a habitar minha mente.

Será que vivemos ou apenas existimos?

Sem grandes pretensões filosóficas, vale a pena pensar um pouco, noto uma grande diferença entre viver e existir, há uma grande facilidade em existir, primeiro não foi escolha minha, foi uma escolha dos meus pais, (podiam ter escolhido tantas outras coisas para passar o tempo).

- E você leitor que está preso a leitura e começou a imaginar o momento da escolha dos seus pais em conceber você, sei que pode ser um pouco perturbador, mas queria te dizer uma coisa: - Sim!!! Os pais transam. Desculpa leitor divaguei um pouco, voltando, segundo ponto sobre a existência é que ela não exige grandes emoções talvez nenhuma, dias, meses e anos vão passando, vou aceitando as imposições do mundo e dos outros, do jeito que dá, fujo de conflitos e sentimentos, acho que estou “vivendo em paz”. Não!! Estou apenas existindo, vivendo a falsa sensação de que estou no controle da minha vida.  

Agora te pergunto leitor: Qual foi a ultima vez que você fez algo que te deu aquele frio na barriga? Vou ser mais simples: Qual foi a ultima vez que você fez algo novo? Experimentou um sabor de sorvete novo, pediu um prato que nunca comeu ou mudou o restaurante.

Percebe onde quero chegar, viver exige escolhas, mudar a rota, mijar fora da bacia (ah musica desgraçada, referencia noventista), ousar é preciso, sentir novas sensações. Viva!!! A vida precisa ser aproveitada.

Para viver é bem simples, não quer dizer que seja fácil, procure como falei anteriormente aproveitar sua vida, um dia de cada vez sem pressa, sem angustia e sem frescura.

Vejo depois do que escrevi nas linhas aí acima que viver é um estado de espirito é um sentimento que busco, é algo que desejo, que faça sentido. Já existir acontece você se importando ou não é uma condição que não precisa da nossa influencia vai seguindo seu caminho em direção a morte com ou sem sua influencia, diante da divagação das loucuras que permeiam minha mente concluo leitor que:

- Existir é corpo e viver é alma!

Espera leitor não terminei ainda, podia ter terminado na frase acima? Podia. Mas queria transcrever um haicai do Paulo Leminski aqui pra vocês, ele ficou rondando por aqui em todo instante que escrevia esse texto pra vocês e trata da vida como vejo, vamos lá:


viver é super difícil

o mais fundo

está sempre na superfície.


Paulo Leminski


Legal né? E se você querido leitor chegou até aqui e gostou, agradeço sua atenção, comenta e compartilha para que mais pessoas também conheçam.


J. Mário Cavalcante

Comentários